quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

a conclusão é sua

De quem é esta voz que todo mundo ouve, mas ninguém percebe? É um sussurro, mas parece um mantra. Todos aprendem, todos aceitam; mas não há uma inteligência real de impedi-la porque é como se ela não existisse. Simples assim. Entram em nossas vidas, ditam valores, comportamentos, dizem-nos o que fazer; mas sua covardia nos confunde com qual parte do que acreditamos é nosso e qual parte do que acreditamos é imposto. Nos confundimos neste termo, exatamente naquele pontinho pequeno que divide dois abismos completamente diferentes. Não sabemos onde começamos, nem onde terminamos. Voz tão cruel que nos ensina a ser o que não somos e renunciar a nós mesmos. É criminoso roubar de alguém o direito de viver e existir, e vice-versa.
Incoerente que qualquer pessoa diz em algum momento da vida odiar falsidade, mas que o mundo ainda seja tão consumido por ela. Incoerente que os mesmos que compram os livros de auto-ajuda em busca do alcance de uma felicidade enlatada também comprem as revistas de beleza e comportamento. Me convence pela distorção de valores tão comum no ser humano atual e sua insatisfação pessoal que tende a cada vez mais piorar, mas ainda assim acho importante questionar.

4 comentários:

  1. Seria esta a crônica do paradoxo? Me fez lembrar de como o ser humano é multifacetado. Não gosto de separar características de forma maniqueísta sem me aprofundar muito, por ser um tema muito complexo e abrangente, mas me lembrei de outro exemplo. O papa é aquele que inibe os pecados, mas peca por trás das cortinas.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Direto no âmago. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Um dia eu vi uma revista Caras cujo brinde era uma concha. Me disseram que havia também uma coleção de panelas. Será que tem subliminaridade nisso ou é só paranóia minha?

    ResponderExcluir
  4. Bom...considere a paranóia nossa! XD.
    Alguém já percebeu a abundância de figuras daquela revista, parece livro do antigo C.A.
    Isso tem a ver com o público alvo deles... ~ o alvo deles ~

    ResponderExcluir