terça-feira, 2 de março de 2010

Um tributo ao olhar

Talvez este seja um assunto para ser melhor explorado no Tersol Geral, blog do nosso comparsa Ramon. Fato é que certos olhares são mais expressivos do que uma tese de doutorado. Este é o mote do filme argentino “O segredo dos seus olhos”, que recém estreou nos cinemas brasileiros, e é um dos candidatos ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O filme conta a história de Benjamin Espósito, que ao se aposentar do cargo de funcionário de um Tribunal, resolve escrever um livro sobre um caso policial ocorrido 25 anos antes, sobre o estupro e assassinato de uma jovem recém-casada. Espósito foi quem descobriu o autor do crime.

Como disse no parágrafo anterior, são os olhos que ditam os acontecimentos do filme, como a troca de olhares entre Espósito e sua colega de trabalho, Irene. Essa troca se mostra em todos os momentos, desde a chegada de Irene ao Tribunal até o interrogatório informal que acaba por desvendar a autoria do crime brutal. Antes disso, foi um olhar em uma foto que despertou em Espósito a suspeita de quem seria o assassino.

Olhar que também surge através dos óculos do colega de seção, o alcoólatra interpretado por Guillermo Francella, que dá a tônica do humor do filme. Aliás, grande mérito do filme é unir vários gêneros em uma só história. Há o citado humor, há o suspense na investigação sobre o crime, o drama do viúvo, que se apóia em Espósito a fim de conseguir uma pena justa para o assassino, e há o romance no flerte entre o oficial de justiça e sua colega, a bela Irene.

Uma dica também é prestar atenção na simbologia da letra A durante o filme, iniciada pelo defeito na máquina de escrever do aposentado oficial de justiça, aspirante a escritor.

Um belo filme, que vale cada centavo pago no ingresso. Torço por ele na premiação do Oscar.

2 comentários:

  1. E "O Segredo dos Seus Olhos" levou a estatueta! Merecido!

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme movida pela curiosidade, sem grandes expectativas e foi surpreendida, obviamente.

    ResponderExcluir