segunda-feira, 25 de julho de 2011

O teatro e seu verdadeiro duplo...


Minha esposa é uma fã incondicional do Teatro Mágico. Eu não. Respeito a vontade e a dedicação deles,mas não vejo nada de especial no que eles fazem. Até já elogiei o resgate da estética do clown e tal, mas ainda assim, não vejo nada demais. Mas casado com uma fã é normal que nas discussões sobre música apareça a trupe de Osasco no assunto. O mais recente ponto de discussão foi o título do próximo álbum, "A Sociedade do Espetáculo". Na hora me veio à cabeça "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" e veio o facepalm imediato. Mas depois veio a explicação: o título é retirado da obra "A Sociedade do Espetáculo" de Guy Debord. O facepalm demorou a vir aí,mas veio bem mais forte. O livro de Debord foi escrito na década de 60, e inaugura, em conjunto com Lyotard e outros pensadores europeus a crítica da pós-modernidade. O que une os autores que estudam esse período histórico é uma visão um tanto desolada e pessimista da pós-modernidade. Uma época fluida, impossível de ser caracterizada totalmente, mas que gera a forte convicção de que o projeto da modernidade racionalista falhou e estamos à deriva num mundo sem razão, sem deus ou qualquer outra metanarrativa que marque nossa época. Debord, apoiado em autores como Marx, Bakunin e Lukács, enxerga nessa perda de 'sentido' da pós-modernidade uma abertura para a tal "Sociedade do Espetáculo", em que tudo e todos perdem em interioridade, em sentido, mas ganham e cultuam a exterioridade, o espetacular. De forma macro, Debord mostra como o capitalismo de mercado ocidental se transformou num gigantesco espetáculo, onde a liberdade de comerciar é encenada como a liberdade tout court, onde o único valor do homem é aquele que pode ser medido através de sua contribuição para o espetáculo da produção e do consumo. Do outro lado, a tragédia soviética mostra a espetacularização do Estado. Estruturalmente falido, mas exteriormente assustador e impressionante. O homem, reduzido a peão do Estado. O espetáculo, como substituto do sentido, atrai tudo e todos, numa entropia que mata o religioso, o pensar, e a própria arte. Canetti e Baudrillard mostram como isso atrai as massas, cada vez mais avessas à qualquer mensagem ou sentido. Enquanto a religião se reduz a um espaço de teólogos, padres e especialistas, cada vez mais os rituais religiosos atraem as massas. O significado do ritual pouco importa, importa seu espetáculo. Na sociedade do espetáculo procissões e micaretas tem o mesmo sentido, a mesma função de papéis de pegar-mosca voltados para a massa. O corpo também é tratado de forma espetacular. Do esvaziamento pessoal que leva à hipertrofia do corporal surgem monstruosidades como a obesidade desnutrida dos países capitalistas, epidemia irmã da anorexia que vitima boa parte dos que buscam um corpo nos padrões de beleza. A "Sociedade do Espetáculo" exige modelos magérrimas, mas exige que se coma no Mcdonald's. A medida da arte se torna o próprio espetáculo. De Michael Jackson à Lady Gaga, passando pelo Cirque du Soleil, o que importa é o quão colorido, o quão barulhento e impressionante seja a coisa. Não sei se o Teatro Mágico usou o título do livro para se identificar como uma sociedade do espetáculo ou vão trazer no álbum uma crítica a ela. Mas isso pouco importa, realmente. Inconscientemente entregaram ali o que a mistura de "poesia", circo e música que eles pretendem fazer é em verdade: um espetáculo em que se embala de forma colorida e "poética" a ausência de sentido real. Por isso o que eles fazem funciona bem no palco, ou mesmo em um DVD, mas é sofrível num CD. É monótono, liricamente pretensioso, pobre, incapaz de se sustentar como música. Mas funciona como espetáculo. O ato falho da escolha do título vai passar desapercebido aos fãs, é claro. Tem luzinhas demais, maquiagens demais, cores demais para que eles vejam qualquer coisa. Deviam ter dito que o título se relaciona ao livro do Tolkien mesmo. Soaria pretensioso e engraçado, uma espécie de dinastia parangoleira, mas não entregaria o ouro tão facilmente.

58 comentários:

  1. Ramon, gostei do seu texto... um bom tema para ser discorrido em aula.

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  2. Ramon, cada dia melhor, mais cortante! Saudades do amigo! F. Schettini

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  3. Mas você nem escutou as músicas de "A Sociedade do Espetáculo" ainda. Não sabe também como o show está ou virá no novo CD.

    Se o TM é pretensioso e vazio, sua crítica foi construtiva em que ponto? :)

    Assim que sair e você escutar músicas como "Da Entrega", 'Nosso pequeno castelo", "Amanhã...Será?" e "Esse mundo não vale o mundo" (todas músicas novas) você volta a re-escrever aqui certo?

    Beijos

    PS; Não, não sou um fã como a D, apenas trabalho no TM mesmo e estou dentro do processo.

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  4. Caro Ramon,

    gostei muito do seu texto e convido vc a ouvir o novo disco do Teatro Mágico. Tenho absoluta certeza de que vai mudar de opnião.
    Pelo menos, falar que musicalmente o TM não se sustenta, vc não vai poder...
    Grande abraço

    Daniel Santiago( Produtor do disco novo )

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  5. Mais um sem noção..

    Olha só caro amigo, sua aula de história realmente foi interessante. Mas não fala mal do que você não conhece.. TM vai muito além de luzinhas e espetáculo. Mas vc nunca entenderá;

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  6. "Por isso o que eles fazem funciona bem no palco, ou mesmo em um DVD, mas é sofrível num CD. É monótono, liricamente pretensioso, pobre, incapaz de se sustentar como música"

    Tenho Dois CD'S deles, vejo alguns vídeos na internet e nunca fui a um show. Mas sou apaixonada pelas canções e pela forma com que eles escrevem e transmitem sentimento nestas. Lógico que fazem de suas canções um tremendo ESPETÁCULO, mas sou a prova viva de que ouvindo só por CD elas se tornam um sofrimento, muito pelo contrário.. é uma alegria!


    Ana.

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  7. Falou..falou falou e? Chegou ao nada onde seu vasto conhecimento histórico se confunde com sua opnião sobre o TM...

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  8. As palavras são sábias, mas não entendo como uma pessoa consegue formar uma opinião sem mesmo ter tido acesso ao trabalho pronto da Sociedade do Espetáculo!

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  9. Acho bem dificil fazer uma critica a algo que nem lançado foi ...

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  10. Sou fã do TM há anos e em um ponto tenho de concordar com o Ramon, o TM SÓ funciona no palco, vou a quase todos os shows, acompanho a trupe a anos porem não consigo escutar o cd deles, é quase uma tortura (com a exessao do dvd ao vivo em que justamente por ser ao vivo e ter a participação da plateia o som fica exelente), ainda não escutei o cd novo e espero sinceramente ser surpreendido, quero conseguir entrar no carro e escutar um cd do TM tranquilamente. Más como os cds foram produzidos ate hoje realmente não dá...

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  11. Para uma aula de história/literatura tá ótimo! "Pelo menos, falar que musicalmente o TM não se sustenta, vc não vai poder...", uso das palavras de Daniel Santiago as minhas! ( @gabiih_ramalho)

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  12. Ausência de sentido real...SE vc conhece realmente o trabalho do TM saberia que o que eles fazem faz completo sentido. Mistura musica, poesia (poesia sim, sem aspas) e circo.

    Acho que como disse o Daniel Santiago, se ouvi o disco dele não poderá mais falar que eles não se sustentam musicalmente. Seria muita sorte existirem desde 2003 com musica independente?

    E mais uma coisa: como se critica uma coisa q não se conhece? com base em que caro cidadão?

    @RaquelRaad
    fã de Teato Magico (mas creio que nem tão fã como sua esposa)

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  13. Falou..falou falou e? Chegou ao nada onde seu vasto conhecimento histórico se confunde com sua opnião sobre o TM... [MAIS UM CONCORDA]

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  14. Blá-blá-blá inútil, perda de tempo...

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  15. Uma coisa vc tem razão. Pra quem não conhece o trabalho deles, ouvir o CD fica entediante. Meu pai não gostava quando eu colocava o CD pra tocar, mas quando mostrei videos e expliquei a ideia da coisa, ele achou fantastico.
    Indiscutivelmente os DVD, videos e show são inegaveis mais emocionantes que o CD. Ate mesmo pelo estilo da trupe, que não é so musica.

    @RaquelRaad

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  16. o mais engraçado é que você criticou bastante o projeto sonoro do TM, porém, não comentou a pluralidade de sons, timbres e sobre a harmonia que as musicas são construídas. já fiz análise harmônica de varias musicas do TM, e são muito mais ricas do que muita MPB atual.
    agora sobre o conteúdo das musicas, se irão ser sobre protesto à esta "sociedade do espetaculo", podes acompanhar a noticia http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/faixa+a+faixa+exclusivo+do+novo+album+do+teatro+magico/n1597084637920.html - onde você verá que cada faixa terá um assunto abordado: feminismo, reforma agrária, heterointolerância branca, e muitos outros...

    gostei de sua critica no quesito profundidade, não é uma critica do tipo: "não gostei e ponto." você tentou explicar, e te dou meus parabéns pela profundidade ao qual levou sua critica. mas se posso lhe dar minha opinião, cuide quando for criticar algo que não tem certeza de como é, ou até mesmo de como será.

    um abraço!

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  17. O Teatro Mágico se sustenta musicalmente porque são músicas que retratam nossa realidade usando a cultura brasileira, por isso não podemos dizer que é um espetáculo vazio, que estão fazendo apresentações sem sentido.
    E não precisa nem ouvir o 3º CD para saber que o título foi usado como uma crítica à sociedade. As músicas do 1º e, principalmente do 2º CD mostra a sociedade real, como ela é, fazendo assim a crítica.
    Se você nunca parou para interpretar as músicas do Teatro Mágico, eu aconselho a fazer isso. Tenho certeza de que você terá uma visão diferente da trupe.

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  18. e eu podia ter visto uns videos do TM no horario do meu almoço e perdi tempo com esse texto...Gustavo Anitelli meu filho, coloca esses link no site do TM não meu anjo, tanta coisa na TV já que faz a gente perder tempo...
    Deixa falar, a poesia prevalecerá...

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  19. você realmente sabe como lidar com as palavras mas....ainda que se use as palavras da mais bela forma possivel ninguém pode falar daquilo que não sabe!!!! ah, eu sou fã e amo ouvir os cds.

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  20. Falou..falou falou e? Chegou ao nada onde seu vasto conhecimento histórico se confunde com sua opnião sobre o TM...
    (concordo com o anônimo.)

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  21. ZALUZEJO> vc fala correto e não sabe que diz.

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  22. iiiiiiiiiiiiiii mais um que fala correto e não vive o diz,ele nem SAP o que é o TM ele não fala nossa língua:(

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  23. Vivemos em um país livre, onde cada um pode expressar sua opinião... mas não podemos esquecer que a sua liberdade termina onde começa a do outro...

    Complicado falar de algo que não conhece, não acha?

    Gostar ou não de Teatro Mágico é um direito seu... agora, para julgar o trabalho deles, principalmente algo que ainda nem foi lançado, é preciso conhecer. E acredito eu, que você não conheça nem o CD novo, e muito menos os outros trabalhos da trupe.

    Se conhecesse, jamais falaria que o CD deles não se basta... TODAS as músicas deles tem as letras mais atuais e profundas já ouvidas... eles tem uma mistura de arranjos e acordes que também não é fácil de se ver... O trabalho deles é admirado pela inteligência nas composições, a poesia, a atualidade das letras, a riqueza completa de cada canção.

    Muito legal seu conhecimento sobre história, mas sinto dizer que, sobre O TEATRO MÁGICO, seu conhecimento é NULO.

    Sinto ler um texto tão rico em alguns aspectos, mas ao mesmo tempo, tão POBRE em outros...

    Faço minhas as palavras de colegas que já comentaram aqui sobre a riqueza da produção da trupe. O Teatro Mágico realmente é um ESPETÁCULO!!! Um espetáculo de música, letra, melodia, acordes, teatro, circo, dança, cultura, atualidade... um espetáculo de riqueza!!!!!

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  24. Adorei o texto.
    Real, sincero, profundo e acho que todos deviam dá uma lida... Porém concordo com os colegas que já comentaram quando dizem que vocÊ não pode dizer nada antes de ouvir ou pelo menos ler as letras das novas músicas.

    E dizer que TM se sustenta em DVD ou show e não se sustenta em um CD... peraí, você escutou mesmo TM? Tem certeza? Por que eu não tive a oportunidade de assisti-los ao vivo ainda e assim que os 'conheci' foi apenas através das músicas (CD) e quando parei pra ouvir e refletir sobre as letras mesmo, nossa me conquistou totalmente, sem imagens, sem espetáculos, apenas os sons, as músicas 'nuas'.

    Posso dizer que o que eu admiro em O Teatro Mágico é o fato de todas as letras terem um sentido todo especial. Eles fazem críticas perfeitas e deixam de uma forma tortalmente explicita e implicita ao mesmo tempo, suas letras são verdadeiras e 'inteligentes'.

    Sim eu sou uma fã, não tanto como a sua mulher com certeza.
    Não sei como virá o novo CD ainda, mas se o título 'A Sociedade do Espetáculo' vier em uma capa toda colorída (que é o que eu espero) perceba que as melhores críticas são realizadas sutilmente através de uma figura de linguagem, aquela chamada IRÔNIA.

    O fato do TM ser tão colorído e carregado de maquiagem só o faz ser tão especial, único e encantador.

    DE que adianta apresentar uma capa preta e branca, todos de 'rosto lavado', com tal título (A Sociedade do Espetáculo) e os 'cantores' ou o 'grupo' não serem verdadeiro consigo mesmo e para com aqueles que os ouvirão?

    TM é sinceridade a cima de tudo. Crítica educada, real, sutil e compreendida por todos aqueles que realmente querem compreender.

    Inaiá Viana

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  25. Não gostei do tom da crítica gratuita e digo a ele que é excessivamente crítico, e acrescento que eu valorizo o trabalho do Teatro Mágico, pois eu sei como é difícil fazer isso. Não em questão de músicas, acordes (o que também eles são feras!) Mas me refiro quando eles trazem pra dentro da música ideologias e conceitos no qual eles mesmos se tornam ‘resposta’ do que apresentam ao seu público. Isso me chama atenção, esse que é o diferencial.

    Essa crítica me lembrou de um conceito que aprendi na escola, nos livros de História. Antes da criação da moeda, a economia girava em torno de um sistema de trocas, o “escambo”. Assim, no sistema de escambo, quem produzia farinha trocava parte de sua produção com quem criava animais, que por sua vez já teria trocado parte de seus animais por quem cultivava temperos, que já havia trocado com quem produzia vasos de cerâmica, que por sua vez já tinha trocado um vaso por aquele primeiro cidadão, o produtor de farinha. Assim, na base da troca, cada um saia mais ou menos satisfeito depois das trocas. Mas o que isso tem a ver com a crítica, com o TM, com a música? Nada? Tudo!

    Percebi sempre a natureza de certos comentários nos trabalhos do TM. Notei uma enxurrada de comentários sobre o novo cd do tipo: “Adorei a nova música”, “Ficou linda a melodia”, “Luz legal no palco”, “Gostei da definição dos acordes”, “Ficaram lindas as apresentações das meninas”, etc etc etc. E onde entra o escambo? O que em uma política de boa vizinhança, indica elogiar o trabalho de quem te elogiou, ainda não tive a oportunidade de ouvir o novo cd “A sociedade do Espetáculo”, mas tirando pelos outros álbuns, os grandes elogiados na verdade somos nós ‘a sociedade’ ‘indivíduos’ ‘dia a dia’ mantendo a cadeia de reciprocidade, de troca de elogios nem sempre sinceros, muitas vezes vazios. (como no caso da crítica acima).

    Em que a crítica acima ajuda a melhorar a técnica e o olhar do TM? Acho que era a isso que o Debord se referia, ao velho e sábio entendimento de que aprendemos mais com as criticas do que com os elogios. Elogios estes que muitas vezes nublam nossa visão, inflam nosso ego e nos impedem de seguir adiante na busca do melhor.

    Dessa forma, vejo que é possível elogiar sem ser vazio, e criticar sem ser leviano, contribuindo para a melhoria do outro. Há esperanças de comentários de qualidade na internet.
    Não podemos ser hipócritas e dizer que tudo é lindo, mas também não podemos sair por ai criticando por criticar o trabalho dos outros, ainda mais se nunca fizemos algo naquele estilo. Você faria diferente? Faria melhor? Então sugira, colabore, indique caminhos, exerça o escambo, não critique por criticar: “Não sei se o Teatro Mágico usou o título do livro para se identificar como uma sociedade do espetáculo ou vão trazer no álbum uma crítica a ela. Mas isso pouco importa, realmente.” (se pouco importa o porquê da crítica?)
    senão ao final estará sozinho, considerado antipático. Na minha opinião, ninguém vence sozinho nesse mundo tão interligado.

    Continuando sobre o TM, o que são as letras do Fernando Anitelli, do c#ralh#. O cara é um poeta mítico com suas letras. Ele gasta tempo, ele se envolve, em teoria, passa tranquilidade e dá noção de profundidade, e na prática, pelo menos para mim e, elas se tornam mais do que canções, se tornam ações relevantes. De fato, nem são “luzinhas demais, maquiagens demais, cores demais” que fazem a diferença, mas sim as dimensões que ela alcança.

    Então meu caro, quando formos fazer um comentário ou crítica espero que lembremos de tais questões. Eu gosto de ditados populares e um deles diz: “Cuide para que suas palavras sejam melhores que o seu silêncio.”

    Beijos e poesia,
    Nanda Tavares

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  26. Parabéns, realmente "parece" ser inteligente, um filósofo "talvez" rs...
    Desculpa, mas vc é musico?
    entende algo sobre ...
    Nunca fui a um show, o Maximo foi alguns vídeos na internet, mas essas musicas simplesmente estão nos meus ouvidos desde a hora em que acordo ate ao deitar...sao musicas que me animam quando estou triste, ou me alegram mais ainda quando assim estou. Não é só musica meu rapaz, é sim poesia, e um espetáculo pros ouvidos e pra alma.
    Realmente eu gostei da sua escrita, da forma como usa as palavras, mas pra mim não passa de ciúmes de sua esposa. Ridículo!

    Marcela Costa

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  27. Eu tenho absoluta certeza que esse indivíduo não escutou as canções do Tm. E se já escutou, não prestou atenção nas letras da trupe que são ricas e muito diferente dessas "poluição sonora" que nas letras só usam coisas vulgares. Tm é rico em canções com letras lindas e ricas é a única banda que admiro muito pela sua originalidade e pela suas canções ricas. Não costumo falar mal das bandas que não conheço e das que eu não gosto, e não entendo o pq desse indivíduo falar de um grupo tão maravilhoso quanto o tm. O teatro mágico é raro! Como eles só tem eles, com sua originalidade, com sua letras ricas e criativas que nenhuma banda nesse mundo tem!

    Samara C.

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  28. Faço minhas as palavras da Nanda tavares.
    acho que vc realmente nunca ouviu um cd do TM por isso não sabe argumentar e nem criticar.

    Parabéns Nanda pelas sábias palavras.
    E que venha TM3

    C. Meiber

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  29. FALADOR PASSA MAL RAPAZ . . .

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  30. Acho super bacana você dar uma de intelectual com a sua magnífica aulinha sobre a obra 'Sociedade do Espetáculo' e tal, mas é uma bela de uma ignorância da sua parte dizer que O Teatro Mágico se limita à luzinhas e maquiagem, pois vai muito além disso. É poesia, é sentimento, é protesto. Você pode até achar que tudo isso é babaquisse, mas poderia ter apresentado sua crítica de uma maneira mais construtiva, e não dessa forma barata que você escolheu, aí talvez até fizesse um pouco de sentido.
    E viva O Teatro Mágico!

    Paula

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  31. Esse indivíduo não escutou as canções do Tm. E se já escutou, não prestou atenção nas letras da trupe que são ricas e muito diferente dessa "poluição sonora" que vivem tocando por aí. Tm é rico em canções com letras lindas, ricas, criativas e produtivas. O teatro mágico é raro!

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  32. Se o tm fosse realmente o que você está dizendo, não faria esse sucesso todo ainda mais pq é uma trupe independente etc. Agora eles estão no site da mtv! Não é p/ qualquer um não! Cantam de cara pintada mas não são nenhum palhaço, são poetas, são cantores, artistas que fazem um verdadeiro show e que trazem muita alegria ao público.

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  33. A aula sobre a obra de Gui Debord é indiscutivelmente fantástica e para por aí meu filho,você não tem mérito nenhum pra falar do TM. Faço coro com os outros raros fãs na defesa da obra e poesia do teatro mágico,eu que tive a oportunidade de assistir a dois shows da trupe afirmo o espetáculo não se limita aos shows é tão bom quanto, ouvi-los no cds e dvds.

    Lenilda.

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  34. O nome desse blog é o que? Marmita Filosófica?? uma marmita bem indigesta isso sim!!! cara se vc tivesse disposto a se atrair a verdade do TM vc se arrependeria desse comentário de tão mau gosto!

    REIVENTAR TANTAS OUTRAS NOTAS MUSICAIS... SER ESSENCIA MUITO MAIS!

    Fã Rara

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  35. concordo com a "fã rara" marmita bem indigesta,bom, pra alguma coisa serviu o TM tem uma legião de fãs,galera rara que vai dar mó apoio pra trupe.

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  36. Pra mim nem aula de história vc deu, sou muito mais fã do exemplo que a Nanda Tavares deu sobre o que ela aprendeu nos tempos de escola do que os argumentos que você usou.

    No mais, o Teatro Mágico é cultura, é vida, é essência, e essência não se explica, se sente.. se vive.

    Mas respeito sua opinião de não gostar do estilo musical, mas não entendo a sua crítica, afinal, toda crítica deve ter uma base, e a sua não tem!

    Sou admirador do trabalho do TM e sempre me enriqueço com suas letras, nunca pude ir a um show, sempre escuto os cd's. Mas uma prova que a música independente tem o seu valor.

    Parabéns a toda trupe do Teatro Mágico e parabéns a Nanda Tavares pela crítica à crítica.

    #SociedadeDoEspetáculo

    Marcelo B.

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  37. O que você escreveu é ridículo,tão ridículo que não merece nem atenção!!!

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  38. Pelo menos os fãs do Teatro Mágico fez aumentar as visitas do seu blog!

    Até nisso o TM se destaca! rssrrsrs

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  39. Parabéns mto bom a aula sobre a 'sociedade do espetáculo', mas deveria saber que não se julga o que não se conhece, e me admira mto tantos argumentos a algo que ainda não foi lançado né?! Conhece antes de critica (y) não julge o livro pela capa, ou melhor, um CD pelo nome !
    e relaxa, TM é só pra Raros ;)

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  40. É meu caro... Acho que você conseguiu o que pretendia(ou pelo menos pareceu pretender), muitas pessoas leram sua cítica.

    Todos já sabem o quanto és culto e discorres bem, agora falta só lhe um pouco de descernimento e bom senso!

    Um abraço.
    Tayane Nogueira

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  41. É meu caro... Acho que você conseguiu o que pretendia(ou pelo menos pareceu pretender), muitas pessoas leram sua cítica.

    Todos já sabem o quanto és culto e discorres bem, agora só lhe falta um pouco de descernimento e bom senso!

    Um abraço.
    Tayane Nogueira

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  42. Só posso concordar com cada post anterior que defende o TM. Eu sou uma dos 80 fãs que teve o privilegio de ouvir algumas das musicas d'A Sociedade do Espetaculo e posso afirmar que criticar sem ouvir o que vem por aí é muito feio, as musicas estão com conteudo, melodicamente perfeitas e mais amadurecidas. Eu tambem ainda não assisti ao vivo o espetáculo mas tenho certeza que qdo assistir vai superar minhas expectativas porque desde que vi o primeiro DVD deles procurei me aprofundar ao máximo da banda e por toda a historia, ideologia, transparencia e conceito em que eles trabalham a banda é muito mais que um cd, aliás de fato muitos de nós sabemos que o artista não vive da venda do cd e sim dos shows, o TM se utiliza do cd por mera divulgação tanto é verdade que o preço é entre R$ 5,00 e R$ 10,00, mas nem por isso posso concordar que é sofrivel ouvir o cd. Meu amigo voce pode entender muito bem de historia mas não entende nada de musica. Qual outra banda consegue mostrar brasilidade nos seus timbres, misturar instrumentos como violino e percussão, saxofone e guitarra ? Sem falar nas letras que é puro resgate de valores. Quem é melhor ? As bandas que tem suas musicas tocadas por computador dentro do estudio e que no show ao vivo precisam se utilizar de playback ou as cores, luzes, maquiagem e principalmente o show propriamente dito ao vivo sem recursos tecnológicos ??
    Como já comentaram o Sr. é um típico Zaluzejo: "Errado é aquele que fala correto e não vive o que diz"
    Sem mais

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  43. Concordo muito com o Carlos Gressler Filho e com a Nanda Tavares, belas palavras e excelente texto.
    Vocês argumentaram muito bem, por um momento perdi até o foco do post infeliz do nosso amigo.

    Mas, voltando... Só queria entender uma coisa: Como se critica algo que não se conhece? Esse é o primeiro ponto, em seguida vem a questão: Estamos falando do mesmo Teatro Mágico? O da Trupe?
    Por um momento me recusei a pensar que não. poxa meu camarada, vamos desenvolver seu conceito, não digo nem sobre a música, mas sobre as ideologias da trupe.
    Não vou dizer que foi perca de tempo o seu post, porque gostei da sua aula de história, meu filho também deverá gostar! Mas isso eu posso achar no google.

    Agora, procure saber mais sobre o trabalho incrível que a trupe desenvolve e sobre a MPB (música para Baixar), e depois voltamos a conversar.. ok?!

    Nem vou questionar muito vc, até porque vi que não tem argumentos para desenvolver esse diálogo, por isso te proponho a procurar saber e se inteirar do assunto para podermos ficar a par do que iremos desenvolver como diálogo! okay?!

    Por fim faço minhas as palavras dos raros aí em cima!

    Abração
    Carlos Pina

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  44. Sou historiadora e Diretora de um teatro. O Teatro Mágico está na minha pauta! Preciso dizer mais??

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  45. Por acaso, você ja viu o novo cd do teatro? Viu o show e o que o Fernando falará entre uma musica e outra, a critica construtiva que ele dará aos fans?
    Falo com plena conviccão, de que todos os apreciadores e conhecedres da musica das letrase da sonoridade do TM querem muito sua presença, junto de sua mulher no show para conhecer esse novo cd, as novas musicas e as criticas feitas em relação a nossa sociedade.. Sintaxe a Vontade!

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  46. Não é uma crítica burra no que se diz respeito ao seu conteúdo literário, mas já parou pra pensar em como é difícil criticar algo que nem conhece ainda? "Meter o pau" é fácil, mas seu texto não foi nada convincente justamente por isso: por não conhecer.
    Tive o prazer de ouvir algumas das novas canções e conheço o trabalho já há anos: cada álbum com sua peculiaridade, canções que conversam entre si e com o público. Se der uma estudada em algum dos outros dois álbuns, poderá ter uma leve noção do que vem por aí.
    No entanto disse que O Teatro Mágico não é forte musicalmente, então, creio eu que será um pouco complicado poder relacionar as músicas e saber entendê-las. Não são letras difíceis, mas uma mente conservadora fecha os olhos fácil...

    Gostaria muito de ler uma nova crítica, após conhecer esse terceiro CD.


    Não sou fã e nem nada similar. Gosto das composições, reconheço e admiro a força que tem no palco tanto quanto num CD.
    É um projeto que vingou.

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  47. "As pessoas se diferem na capacidade de sentir!"
    O trabalho está para Raros.

    Eu sou fã!

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  48. TO RINDO MUIDO DO POVO ACHANDO QUE RAMON NÃO CONHECE O TM E NÃO SABE DO QUE TÁ FALANDO! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

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  49. Realmente, como falou um anônimo... "Falou, falou e não chegou a lugar algum". Assim se resume esse texto. Com todo um embasamento teórico, mas que não se encaixa de forma alguma ao contexto.
    Sou fã de carteirinha. Além de todas as músicas e a busca pelo significado de cada letra, também, como todos os outros fãs, conheço o significado de "O Teatro Mágico" e das "maquiagens demais" que você tanto fala.
    Para construir um texto minimamente sensato é preciso saber sobre o que se está falando. E isso, sinto lhe informar, vocÊ não sabe.
    Dizer que TM não é forte musicalmente, que não se sustenta, fala sério!

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  50. E, tira essa foto daí de cima... Nem ela condiz com o assunto!

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  51. Também acho, essa foto tem a ver com o que????? ou melhor o que faz sentido nessa crítica barata ao Teatro Magico????pior alguem ta dizendo que ele sabe do que tá falando,cara eu digo ELE NÃO SABE NADA.Sou fã, já fui a shows da trupe, e em casa assisto aos dvs ouço os cds...não sei de onde tiraram que o TM só funciona nos palcos...!

    LENY

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  52. Querido, ouça, assista, analise e veja que sua critica em sua "crítica" não há fundamento. Sua tese é fula e barata. É através de textos como esses que vemos que a cultura do nosso país está cada vez pior, é através de textos como estes que percebemos que pessoas preferem a putaria de um funk ao invés de uma musica com poesia construtiva e elaborada. Você correu, correu e nem sequer saiu do lugar. Busque o significado das letras, o significado do Teatro mágico e o que eles transmitem, só depois tente dizer algo. Seu embasamento é furado e não tem sentido. Cara, a poesia prevalece!

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  53. MAS NÃO ESQUEçAMOS TODOS QUE "TODO SUJEITO É LIVRE PARA CONJUGAR O VERBO QUE QUISER..." É A OPINIÃO DO CARA, SE ELE NÃO GOSTA E VOCÊS GOSTAM É PROBLEMA DE VOCÊS...

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  54. "Dessa forma, vejo que é possível elogiar sem ser vazio, e criticar sem ser leviano, "

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  56. Vim em busca de um pouco mais de compreensão sobre o grupo Teatro Mágico e as suas musicas, e até certo momento me deparo com umas críticas bem negativas quanto ao grupo e suas produções musicais, até certo momento penso "será que eu estava muito iludido com esse grupo e isso não me fez perceber coisas que esse autor percebeu, será que esse é apenas mais um grupo que vem com essas ideias inovadoras mais na verdade não possuem nada demais?" Mas conforme fui terminando a leitura, percebi o quão sem nexo é a crítica desse autor, pois ele nem ouviu sequer uma das musicas do novo álbum do grupo.
    Talvez você possa ter razão, e por ser muito fã do grupo, isso possa estar me deixando cego, mas sua crítica é muito falha, pois onde se critica positivamente ou negativamente uma coisa sem sequer ter base em seus conceitos. Você critica o grupo quanto ao novo lançamento do disco, mas não ouviu nenhuma das músicas, agora eu te pergunto, de onde você se embasou para fazer essas críticas ao grupo?

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