quarta-feira, 20 de maio de 2009

reticências...

Se um amor te fosse completo, você o rejeitaria? - não o que esperava ou como sempre contavam que seria, mas um amor , simplesmente.
Se tivesse a chance de ignorar qualquer sentimento que lhe assombrasse, escolheria ter controle sobre eles? - mesmo que isso te levasse algumas emoções, ou que não desejar o controle, te levasse a possibilidade de conhecer a felicidade, mesmo que momentânea, se tivesse poder sobre tudo que lhe aconteceria? Tentador...
Se houvesse outra oportunidade de tentar algo que fracassou, tentaria? - ainda que tenha doído muito, quase insuportavelmente e pudesse voltar a doer.
Se a vida fosse mais difícil e pudesse escolher não ter nascido, escolheria? - talvez teria sido uma forma mais "fácil" de viver a vida: morrendo antes de conhecê-la. (sorry pela piada).
Se te fosse permitido ir pra longe, mudaria o seu caminho? - você gostaria de ver uma estrada diferente, com o oposto de tudo aquilo que te assombra na vida, mas já pensou que outros fantasmas (dos quais você não tem hoje) te fariam desejar o que tens agora?
Se tivesse que fazer todas as escolhas, sobre as coisas mais importantes da sua vida, tornando-as unificadas, sem poder usufruir de mais que uma de cada categoria, saberia tomar a decisão correta? - entre maçã vermelha e maçã verde, saberia qual delas queria saborear pelo resto da vida, como escolha definitiva?
Se a mudança fosse só uma questão de escolha e não houvesse medo, nem dificuldades tão desconhecidas, mudaria com mais frequência? - a mudança é um impedimento e você acostumou-se ao hábito, e se ela fosse livre? não acha que a evitaria ainda mais?
Se não houvessem regras, em nenhuma espécie que possa imaginar, acha que saberia discernir entre certo e errado? - a sedução pelos seus prazeres egoístas não te faria ainda mais cego do que és?
Se precisasse pular um ano de sua vida, saberia pular aquele que não te tiraria nada do que tens, julgando sabiamente que, as perdas também te constroem? - eu acho que se enganaria na ilusão de que sofrimento não traz nada.
Se fosse pra uma ilha deserta e tivesse só uma opção do que levar, acha que antes de saber como é estar lá, saberia o que mais necessitaria pra sentir-se mais confortável? - ou trocaria a incrível experiência que é estar lá pela covardia de levar uma companhia (mesmo que material), precipitando-se no conceito de que estar numa ilha deserta é entediante?
Se tivesse amigos de verdade, admitiria que os que tem hoje são apenas pessoas que interpretam muito bem a arte de enxergar uma conveniência em ti e desfrutá-la? - talvez ainda quisesse enganar-se de que a maioria dos que te cercam vêem em você um exemplo ou uma genialidade única. Não que não sejas, mas, quem valoriza o quê em você? Descubra.
Se um gênio da lâmpada surgisse e lhe desse um pedido, mas que fosse universal, você teria certeza que pedir que a fome e miséria do mundo terminassem, seria a melhor alternativa para a humanidade? - exterminar a dor do outro, seria a melhor maneira de resolver as coisas ou é a sua culpa que diz que é assim que tem que ser?
Se fosse capaz de libertar o ser humano de um de seus vícios mundanos, escolheria que o cigarro, a prostituição ou as drogas ilícitas fossem soprados do mundo, só porque você acha que este é o grande mal? - pretensioso pensar que sabe tudo olhando para apenas um dos milhões de horizontes que existem ao seu redor.
Se eu eliminasse as possibilidades de sua vida, a ditasse como achasse que fosse melhor pra você, pararia de usar o "se" como desculpa pra nunca cumprir o que promete a si mesmo? - entenda seus motivos, só eles te libertam da prisão que você se auto-condena colocando-se num quarto escuro e sem chaves que chama de alma cuidadosa e tranquila.
Se o céu fosse apenas um lustre bonito pra te lembrar que a vida também é bela, pararia de pensar que há algo ali que pode te salvar de você mesmo? - tiraria dele toda a responsabilidade por fazer milagres em sua vida e... viveria?
Se você mergulhasse, se afogasse, morresse; tivesse oportunidade de voltar e consertar sua vida, o faria? - creio que a resposta unânime seja sim, mas, se não houve tempo para fazer direito, quando encontraria tempo pra fazer de novo, mesmo tendo outra chance?
Se este texto tivesse um fim, qual pontuação eu deveria colocar por último? - exclamação por achar absurda todas as faltas que comete contra ti mesmo, ponto final para que entendesse que tudo que digo é irreversível, uma interrogação para que você pense melhor no que tem feito de si mesmo? Acho que eu devo terminar com reticências para que você possa... continuar!...

Um comentário:

  1. Se eu pudesse, me esqueceria da correta 'ortografida da vida'; eu somente seguiria qualquer coisa do jeito que eu pudesse, e que fosse da forma mais intensa.

    ResponderExcluir