segunda-feira, 4 de maio de 2009

Com muito orgulho, com muito amor.

Porque eu gosto de futebol, sabe? Os pequenos detalhes que nos enfeitiçam olhando fixamente para o campo, com milhares de pessoas tentando vencer o seu limite - não só 22 jogadores. Uma pequena bola rolando no gramado, as torcidas enlouquecidamente apaixonadas entoando seu grito de guerra, pulando, comemorando, roendo unhas, fazendo as caretas mais desesperadas e engraçadas, chorando, sorrindo, contemplando o belo. Seja dentro dos estádios, no telão do bar, na calçada com os vizinhos, no meio da sala com um balde de pipoca que cai a cada risco de tomar e/ou fazer um gol.
Porque eu gosto do torcedor que chora, que vibra, que contagia seu time. Porque eu gosto de ver a bola rodando, fazendo movimentos mágicos e imaginar que, muitas vezes, esta magia foi genialmente arquitetada por um analfabeto tão subestimado; saído de alguma favela de vida sofrida de nosso país tão carente de verdadeiras alegrias.Porque eu gosto dos debates, dos programas de futebol, da técnica apresentada, das arbitragens impecáveis ou que, se erram, lamentam o erro.

Porque gosto das camisas de futebol - sempre quis colecionar - , das provocações saudáveis entre times adversários, da festa que se faz quando o time é campeão ou alcança a vitória. Ou simplesmente da festa que se faz porque a torcida respeita seu time e sabe o quanto ele se dedicou, mesmo tendo perdido, porque sabem quando o adversário merece o mérito que obteve da vitória.

Porque eu tenho uma relação muito mais afetiva que competitiva com o futebol. E por isso me chateio, de uma forma geral, com algumas piadas e palavrões pejorativos, que enfeiam o futebol. Lamento a falta de espírito esportivo, e quando chamam de amor uma doença que expressam pelo time, disfarçada de carinho incondicional, e que por ele, tudo vale: morrer, matar - princípios básicos de uma guerra religiosa.

Porque futebol não é esporte, é arte.

Porque me irritam dois tipos de pessoas no futebol:

1) o torcedor violento e/ou que diz entender de futebol porque decora meia dúzia de datas e sabe proclamar as piadinhas mais ofensivas às torcidas adversárias (confesso que odeio a maioria destas piadinhas!).

2) os diretores, administradores, poderosos da CBF ou das federações, que usam a beleza do futebol e o amor que a torcida sente por cada um de seus times, para ganhar mais dinheiro e poder. Estes estupram nossos sentimentos, manipulam resultados, se corrompem, compram favores e vendem favores. Estes sujam o nome dos clubes que representam, e perdoem-me os mais intransigentes, mas nenhum torcedor se sente feliz com os abusos financeiros, políticos e econômicos que sofrem os times do coração. Nenhum torcedor escolheria, pra favorecer ou prejudicar outros times, que algo além de honestidade e magia em campo prevalecesse. Mas é claro que a ameaça humana de comprometer a imagem do futebol, um dos negócios mais bem sucedidos de todos os tempos, não deixaria passar as oportunidades.

Porque o futebol não merece estas pessoas, que não são torcedores, nem representantes: são bandidos.


Porque eu fico muito feliz quando o sentimentalismo, o romantismo do futebol, fala mais alto que a ganância humana e grita pelos quatro cantos do estádio que o amor, este amor incondicional, nada faz parar este amor.


Eu AMO futebol! (L)

Um comentário:

  1. Então, sou uma apaixonada por futebol, talvez não tão romanticamente assim, mas é uma das minhas paixões...

    'quando o time entra em campo, sinto no ar que eu respiro, toda a força deste canto... SÃO PAULO meu amor."

    ResponderExcluir