sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Como é que chama o nome disso?

Tudo começou com uma entrevista de Humberto Gessinger. Ele citava o caso do encontro entre Sean Penn entre James Hetfield, do Metallica. O já razoavelmente famoso ator aconselhava o vocalista da banda, que à época dava os primeiros passos na carreira: "Vocês nunca vão dar certo com esse nome! Ele é muito unidimensional!". Fazia sentido: uma banda de heavy-metal chamada Metallica. Tinha tudo pra fracassar. Mas foi sucesso mundial. Foi pensando nisso que avaliei que nosso blog tem uma nome que não aponta só para um lado. O que você prefere? Filosofia ou marmita? Ou filosofia com marmita? A escolha foi aleatória, tem a ver com meu blog individual, o Batata Filosófica (me visitem), que tem uma explicação, embora eu nunca a tenha feito. A pergunta é: qual a relevância do nome em detrimento do conteúdo oferecido? Se este blog se chamasse "Marmota Filantrópica", o interesse mudaria, sendo que o criamos com um objetivo comum, de ser um local para desfilarmos nossas divagações? Não sei. Mas sei que, por mais idiota que possa parecer um nome, o ideal é tentar ampliar os sentidos dele no decorrer do tempo, fazendo com que aquele sentido inicial, que poderia parecer bobo, se perca. Recentemente, a revista Guitar World publicou uma lista dos "nomes mais estúpidos de banda", com Beatles (que é um trocadilho entre "beat" = ritmo com "beetle" = besouro) liderando a tal lista. Pergunto: alguém se importa com o nome dos Beatles, sendo que eles continuam sendo para muitos a coisa mais fantástica que já surgiu no mundo da música?
Jimmy Page montou no final da década de 60 um grupo para dar continuidade ao seu trabalho nos Yardbirds. O grupo, completado por John Paul Jones, John Bonham e Robert Plant, chamaria-se New Yardbirds. Um amigo de Page, o malucaço Keith Moon, falecido baterista do The Who, disse que com aquele nome, eles decolariam feito um "zepelim de chumbo" (Led Zeppelin). Page, que de bobo não tinha nada, aproveitou o trocadilho do amigo e nomeou assim a sua banda. E o Zeppelin levantou voo.

12 comentários:

  1. tenho a impressão de que o Márcio escreveu esse teSto pra fazer jabá do outro blog dele hein?

    ResponderExcluir
  2. É incrível a que ponto chega a ingratidão de uma pessoa! Eu até divulgo o nosso blog coletivo nos outros espaços (como o fotolog, por exemplo) e cidadão agradece assim! Vou anotar mais esta desfeita em meu caderno! rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. A prova: http://www.fotolog.com/marcio_viana/75239047

    ResponderExcluir
  4. Um nome 'ridículo' passa batido se o artista demonstrar com o tempo atingir um nível de aceitação e popularidade que faça o som, as letras, os shows, os dicos superarem o próprio nome. Aí até achamos o nome bonito pq o contéudo supera o rótulo...rs

    Acho que falei o óbvio! Mas... ta valendo? rs

    Sugestão pra vcs! Que tal alguém escrever algo sobre DISCOS MALDITOS, pq eu tenho em mente uma teoria (minha) que toda banda em que fãs odeiam mto um determinado trabalho vc pode bem ouvir que o disco é realmente mto bom. Eu chamo isto de os discos malditos e mal ouvidos de cada artista. Que tal?

    Abraço! E Parabéns pela qualidade da marmita!

    Claudinei

    ResponderExcluir
  5. Prezado senhor Claudinei:

    Sua sugestão foi anotada e vamos estar analisando a sua solicitação.

    Hahaha, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Atrasada, ok?

    Me leiam? Então tá.

    Beatles não é para muitos a coisa mais sensacional. Beatles TEM QUE SER para todos a coisa mais sensacional. Mesmo para aqueles que não gostem da banda. Tem que engolir, né, meu? Fazer o quê?

    Eu acho estes nomes "ridículos" geniais. A questão é que existem pessoas e pessoas. Nem todo mundo capta o lance da coisa. hahaha

    ResponderExcluir
  7. é...ontem fui inspirado por nossa reunião de pauta e minha próxima banda se chamará Cenoura Sangue-Suga e os anões de comício...

    vai estourar, eu garanto...

    ResponderExcluir
  8. A banda que vai ser o próximo hype chama-se Jurubeba e os Leões do Norte. Vai por mim!

    (o que eu estou dizendo? Minha banda tinha nome ridículo também!)

    ResponderExcluir