segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Discos malditos 2 - Tim Maia Racional

O disco é essencial, vale um post exclusivo para ele:
Nos comentários do post anterior, eu me queixava com o Ramon da tarefa nada fácil que ele me determinou. Afinal de contas, é provável que nenhum disco brasileiro faça tanta justiça ao rótulo de "maldito", no sentido que queremos demonstrar, quanto este "Tim Maia Racional", cujo primeiro volume foi lançado em CD pela Trama em 2007. Fato é que Tim Maia, até seu falecimento em 1998, sempre renegou este disco. Foi em 1974 que Tim se interessou pelas idéias de Manuel Jacinto Coelho, a quem o cantor tratava como "o maior homem do mundo" e "missionário da pureza" (mais tarde, Tim se referiria a ele como "o maior tarado de Nova Iguaçu"). Em uma visita ao compositor Tibério Gaspar, ele folheou um livro da seita "Universo em Desencanto" e rapidamente se deixou levar pelas idéias constantes naqueles textos. Com seu poder de liderança, convenceu os músicos de sua banda a o acompanharem em sua nova doutrina. Todos passaram a se vestir de branco, cor com a qual pintaram seus instrumentos também (em uma apresentação na TV Globo, Tim arrumou confusão quando pediram que trocasse de roupa, porque a cor branca não dava bom efeito na tela). A fase "racional" durou até 1976, quando o cantor, num rompante de consciência, saiu esbravejando contra o fundador da seita.
Seja como for, e fanatismos à parte, encontramos Tim Maia em pleno vigor, visto que nesta época estava livre das drogas (reza a lenda que ele chegou até a subir o morro, dizendo às pessoas “você não precisa de bagulho pra ficar doidão, basta ler o livro!”). O discurso é panfletário, além de ser, claro, nonsense na maioria das partes. Mas é, talvez, a época em que encontramos a banda mais entrosada, cheia de pérolas musicais, como “Imunização Racional (Que Beleza)”, “Bom Senso” e “Rational Culture”. O volume 2 do disco, ainda não lançado em CD, também trazia boas canções, como “Quer queira ou não queira”, que originalmente chamava-se “Adeus San Juan de Puerto Rico”, e teve a letra mudada para servir de divulgação das idéias da cultura racional. Além disso, recentemente vazaram cinco faixas que constituem o que chamaram de volume 3 desta fase. Todo este material circulou por aí em CD-Rs, já que o artista sempre fez questão de que o disco nunca fosse relançado. Uma vez, Marisa Monte quis regravar “Imunização Racional”, e foi desaconselhada pelo próprio Tim: “Esquece isso, Marisa Monte!”. Cabe agora à Trama ou outra gravadora tentarem relançar os demais volumes, para que tenhamos acesso à obra completa do mestre. "Eu tive que subir lá no alto!".

2 comentários:

  1. Numa coincidência incrível acabei de ler o texto no momento em que minha mãe veio delicadamente me xingar porque tava colocando o disco pra tocar pela enésima vez...
    rs

    ResponderExcluir